Lago do meu Jardim

Lago do meu Jardim

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Como fazer um lago para carpas

Esta era uma vontade antiga, mas que não tinha coragem de começar, pois lendo sobre construção de lagos na internet, achava que seria muito complicado. Mas a vontade e teimosia venceram o medo de iniciar.
Hoje digo que é um pouco trabalhoso, mas não complicado. Como o jardim da minha casa é pequeno, aproximadamente 3,0m X 3,50m, não poderia construir um lago muito grande. Quase no centro há um pé de camélias, que eu não queria tirar.

Esta é uma foto do jardim, com o pé de camélia, e o local onde pretendia fazer o lago.
Primeira dificuldade: A terra parecia um cimento de tão dura!
Mas como estava decidido a construí-lo, aluguei uma caçamba e comecei a cavar.


Fiz o desenho do lago de tal forma a preservar o pé de cameia da minha esposa. Aí a segunda dificuldade que precisei resolver. Na parte de cima da foto pode-se ver que havia uma pedra, que eu não conseguia quebrar de jeito nenhum, nem usando o metodo de Anibal para atravessar os Alpes!
Nesta foto podemos ver a pedra.


Resolvi deixar a pedra no lugar e fazer uma espécie de degrau dentro do lago.
A seguir o buraco do lago pronto.


Depois resolvi revestir com pedra madeira a parede sob a escada. Revesti de forma mais rustica, parecendo uma parece de pedra.


O próximo passo seria o revestimento do lago.
Pesquisei muito na internet e verifiquei que o mais comum e fácil seria a manta EPDM. É uma manta especial (parece uma borracha), própria para fazer lagos. Basta colocá-la no buraco do lago e encher de água. Fui até Piracicaba, onde um amigo mora em uma chácara, onde ele construiu dois lagos com esta manta. O primeiro lago ele pagou uma empresa especializada para construir o lago. Como viu que não era tão complicado como parece, ele construiu o segundo lago, unindo ao primeiro por um canal. Assim ele aproveitou a mesma bomba e o mesmo filtro para os dois.
Mas eu resolvi fazer diferente (para complicar um pouco...) Fiz o revestimento em fibra de vidro.
Primeiro fiz o contorno com duas camadas de tijolo.


Depois revesti com uma camada fina de cimento, de mais ou menos um centímetro.



A seguir a foto com o revestimento de cimento pronto, a base para a cascata, e um tubo para servir de ladrão.

A seguir com o revestimento de fibra de vidro.



Atras da parede lateral do jardim tenho um quartinho de despejos. Resolvi colocar o filtro lá.

A seguir o inicio da construção da cascata.

Quando terminei a cascata, chegou a hora do jardim. Fui ao Ceasa, comprei as plantas, terra, e preparei o jardim.
Agora a parte do filtro e da bomba. Após pesquisar muito, resolvi fazer o filtro de acordo com um esquema que achei na internet, e que é bastante parecido com o do meu amigo de Piracicaba.


A bomba, dentro do lago, joga a água dentro do filtro e sai para uma pequena caixa de pedra que construí sobre a cascata. Daí cai na cascata. Dentro desta caixa de pedra pretendo colocar algumas plantas como alfaces d'água.

Quanto à bomba, pesquisei na internet e comprei uma Cubos Jato 2500.

Quando a água já estava bem limpa, coloquei um pouco de desclorificante (indicado pelo vendedor de peixes), comprei dois peixinhos king e duas carpas pequenas, para testar. Isto já faz uns dois dias e está tudo bem. Próximo passo será comprar umas carpas maiores, e uns dois cascudos.





Novas fotos, data: março / 2012




Problemas ocorridos!

1 - No final de janeiro de 2012 viajei por uma semana a Porto Seguro. Quando voltei a água do lago estava verde. Resultado de uma infestação de microalgas. O que pode ter ocorrido foi que, por causa das chuvas durante a semana, entrou um pouco da terra do jardim, que tinha composto orgânico. Isto deu inicio à proliferação das algas.
Segui todas as dicas dos "laguistas" para acabar com elas, menos usar produtos químicos.  O que ajudou a melhorar a água foi TPA (troca parcial de água)  toda semana, troca da mídia do filtro, pedra e areia por espuma e limpeza do filtro diariamente.
Coloquei uma lampada UV, mas durou somente alguns dias. Queimou. Troquei a lampada e durou somente mais alguns dias. Queimou novamente. Acho que nem a lampada aguentou tantas algas. Quem parece ter gostado muito foram os peixes. Eles gostam de ficar escondidos e cresceram mais. 
Melhorou bastante, atualmente limpo o filtro e faço uma TPA uma vez por semana. Mas ainda tem alga. Preciso comprar uma lampada UV melhor para ver se funciona.

2 - Uma certa manhã, fui ver o lago e estava quase vazio!, apenas com uns 15 cm de água.
A mangueira que sai do filtro e entra na cascata dobrou e vazou água até a altura da bomba.
Solução, modifiquei a saída do filtro encurtando a mangueira (não dobra mais) e coloquei uma chave boia que desliga a bomba caso a água encha o filtro. Também coloquei a bomba um pouco mais alta. 

4 - Semana passada (acho que foi sábado, 2/6), achei um pedaço de espuma no quintal, que era almofada de uma cadeira. Lavei e coloquei no filtro para ajudar. Na manhã seguinte, o lago estava cheio de espuma.
Creio que a espuma tenha sido lavada com sabão tempos atrás.
Sufoco, como limpar esta água. Foram varias TPA's. Parece que os peixes estão maios limpinhos, rsrsrs..

3 - Hoje de manhã (05/06/2012) a Rosana me acorda e diz que a cascata esta parada e a bomba funcionando. Novamente vazou toda a água ate o nível da bomba. E não foi pelo filtro. Não consegui entender por onde. Depois de algum tempo descobri. No dia anterior havia colocado a mangueira para completar a água do lago, mas desta vez coloquei a ponta da mangueira dentro da caixa no topo da cascata, para não fazer muita espuma, pois a água ainda não estava totalmente limpa do sabão. À noite fechei a torneira e deixei a mangueira lá. Antes de ir dormir, tirei a mangueira da torneira e coloquei na garagem para poder fechar a porta, e não tirei a outra ponta que estava dentro da caixa sobre a cascata. Resultado: como havia um pouco de água na mangueira, ela começou a sugar a água da caixa.
Ação: preciso bolar um controlador de nível, pois não sei qual será a próxima besteira que vou fazer.


Outubro de 2012

Depois de muito pesquisar, encontrei na internet a solução. Bastou colocar uma lampada UV de 20W que o problema foi solucionado. Realmente a lampada de 8W era muito fraca para um lago de 1200 litros.
As algas sumiram. Agora vou alterar o meu filtro e seguir a ideia do Ricardo, a pessoa que me passou as suas experiencias. 
Não vou usar mais as espumas e outras mídias no filtro. A filtragem será por decantação.
Logo mais postarei a foto do lago com a água limpa e um esquema do filtro bolado pelo Ricardo.

  Cor da água depois do acerto da lampada UV de 20 W. - Transparente